1º Encontro de Conhecimentos Livres de Tefé conecta Tecnologia, Comunicação para fortalecer arranjos produtivos culturais da região do Médio Solimões, no Amazonas (AM)
A iniciativa que utiliza a Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas como metodologia de gestão e trabalho, acontece de 6 a 9 de dezembro, nos espaços da Cest, na Estrada do Bexiga, 1.085, Jerusalém
O 1º Encontro de Conhecimentos Livres de Tefé é uma ótima oportunidade para você conhecer experiências reais transformadoras, que utilizam a Cultura Digital e a Comunicação Popular para impulsionar o protagonismo local e regional, através de práticas educadoras inovadoras, no Médio Solimões, Estado do Amazonas (AM).
A iniciativa é gratuita e acontece no Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA). A realização é do Laboratório de Educomunicação Edilberto Sena, com a união do Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná e do Ministério da Cultura (UFPR/MinC) e apoio da Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas Livres.
Primeira ação da Rede das Produtoras no Amazonas
O encontro marca a primeira ação da Rede de Produtoras Colaborativas no estado do Amazonas e nasce para fortalecer ações que impactam na geração de oportunidades e inclusão sociocultural, envolvendo educação, cultura, tecnologia e comunicação como eixos de atuação.
Confira a programação!
Na programação, os participantes terão acesso a palestras, oficinas práticas, debates e apresentações de casos de sucesso em comunicação popular e tecnologias sociais, com destaque para iniciativas que têm transformado a realidade na Amazônia.
Um exemplo exitoso é a Webrádio Xibé, criada em 2006, que tem ampliado a voz dos Povos Indígenas, Mestras e Mestres da Cultura Tradicional e a toda comunidade LGBTQIA+, a partir do Laboratório de Educomunicação Edilberto Sena, dentro da UEA.
Entre os temas abordados estão a criação e gestão de rádios comunitárias, o uso de ferramentas digitais livres, robótica educacional como prática cidadã e estratégias para a produção de conteúdos digitais. Além disso, o encontro será um espaço para troca de experiências e fortalecimento de vínculos, celebrando a riqueza cultural e os saberes tradicionais da região.
Entre os palestrantes, o Prof. Dr. Jader Gama, coordenador de Redes do Laboratório de Cultura Digital, e o professor Luiz Sanches, representando a Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas Livres.
O coordenador do Laboratório de Educomunicação, Prof. Dr. Guilherme Gitahy de Figueiredo, explica que o local surgiu para derrubar as barreiras para intensificar o diálogo entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e os povos do Médio Solimões.
“Isso é graças ao envolvimento e à ação de mediadores culturais: comunicadores populares, cineastas, artistas, mestres de cultura, lideranças comunitárias, cientistas, educadores, estudantes etc”, destacou.
Certificado
Os participantes receberão certificados e sairão do encontro com ferramentas práticas e teóricas para aplicar em suas comunidades e instituições, potencializando o uso estratégico de tecnologias digitais para transformação social.
Inscrições
Clique no link e faça parte desta rede de colaboração.
Porque em rede boa, todo mudo se balança!