Sistematização da Reunião Aberta da Rede – Agosto/2025
Sistematização baseada no pad https://plantaformas.org/assemblies/produtoras-colaborativas/f/93/meetings/1363

Presentes
Carlos Lunna
Cochise
Eduardo Lima
Fabs Balvedi
Jader Gama
Pedro Jatobá
Vinícius Brandão
Pontos de pauta:
1) Levantamento de produtos, serviços e saberes
Retomamos algumas sugestões de produtos e serviços levantados em outras reuniões, de acordo com a proposta de aprimorar nosso cardápio durante o 3º Encontro Nacional.
Link com as propostas do Encontro https://plantaformas.org/conferences/encontro-colaborativas2025/f/233/proposals/369
Link do atual cardápio de produtos, serviços e saberes no site da Rede https://colaborativas.net/cardapio/
2) Abrindo o código
Conversamos sobre algumas sugestões de tema anteriores, mas estabelecemos dois Abrindo o Código prioritários para as próximas duas seções:
Mapa da Cultura e cadastro de Pontos de Cultura – Início de Setembro, puxado por Thiago Skárnio;
Intersecções entre tecnologias e economia solidária, aproveitando a contratação de 500 Agentes Territoriais de Economia Solidária pelo Ministério do Trabalho, tendo-as como público-alvo.
3) Demandas
Dialogamos sobre algumas demandas que o campo da cultura tem trazido até nós: cadastro no mapa da cultura, uso do transferegov e ferramentas para mapeamento, fundamentalmente.
4) Próxima reunião de trabalho
Marcamos a próxima reunião de trabalho para o dia 27/08 às 18h30 com o objetivo de criarmos um passo a passo para a inserção na Rede, tendo sido esta também uma proposta suscitada no 3º Encontro Nacional.
5) Imersão da Tainã com novas máquinas
Vinícius relatou a imersão realizada na Tainã com um renovação de toda a infraestrutura, documentada através deste link https://tv.taina.net.br/vod/index.php?gdata=20250809
6) Projetos na Amazônia
Gama elencou alguns processos, que estão sendo tocados lá, relacionados a atuação na COP 30, a infraestruturas de internet a serem implantadas na Amazônia, a rádios Web e destacou o projeto Terra Preta, uma iniciativa de soberania e apropriação sociotécnica https://plantaformas.org/assemblies/terrapreta
7) Cúpula dos jovens durante a COP 30
Vinícius relatou sobre os planos da Tainã de promover um acampamento no Ponto de Cultura durante a COP 30, também realizados ações formativas antes do evento em si, focado na participação das juventudes no evento. Ressaltou, inclusive, que 6 jovens irão representar os jovens da Tainã no evento. Falou sobre articulações com a Casa Preta Amazônia para o evento e articulou com Gama algumas possibilidades de ação conjunta, como, por exemplo, uma cobertura colaborativa.
8) Mini Teia do Pontos de Cultura de Santa Catarina
Fabs relatou sobre a Mini Teia dos Pontos de Cultura de Santa Catarina realizada na mesorregião do Contestado, enfatizando a potencia do evento com a presença de povos tradicionais, que compartilharem suas lutas e com a ausência de internet, o que ela colocou como positivo, pois os presentes ficaram mais focados na ação.

