Venha passear pelas possibilidades de fazer som com o colétivo Áudio e Software Livre, que fez as honras no Abrindo o Código #5
Dia 03/08/2023 foi realizada a edição #5 do Abrindo o Código, série de conferências que visa propagar técnicas e tecnologias relacionadas ao uso de softwares livres e boas práticas de gestão colaborativa e de economia solidária, pilares da tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas. Desta vez o tema foi “Áudio com Softwares Livres”, mediado pelo pessoal do coletivo Áudio e Software Livres.
A seção começou, como de práxis, com uma breve apresentação da Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas, onde foi falado um pouco sobre sua trajetória e os canais de acesso a documentação da tecnologia social. Em seguida, o Cláudio Brandão, do coletivo, tomou a palavra, se apresentou e começou falando sobre as distro GNU/Linux, que já vem com aplicações voltadas para o áudio e/ou produção audiovisual. Entre elas, foram citadas:
Cláudio seguiu falando da comunidade envolvida com Áudio e software livre e elencou os tutoriais e fóruns de discussão abaixo:
Ele citou também, dois canais no YouTube:
Seguiu-se então, ainda com o Cláudio, uma explanação sobre os equipamentos básicos, que seriam: interface de áudio (placa de som) e microfones. Falou também de tratamento e isolamento acústico e citou equipamentos como: fones, caixas de som, monitores de referência, controlador Midi, explicou também um pouco sobre latência.Apresentou os servidores de som, utilizados nas distros GNU/Linux: Alsa, Pulse Áudio, Jack, PipeWire.
Em seguida, Aluízio se dedicou a falar do Audacity, falando das funcionalidades e testando amostras d áudios coletados na prática. Felipe Siles fez o mesmo com o Ardour e Musescore. Ele também indicou uma masterclasse de uso de midi no Ardour: https://www.youtube.com/watch?v=ACJ1suTVouw. Depois, Adeniran assumiu a fala e falou do Zrythm, com amostras de áudio e mostrando o uso também. Ele junto com Cláudio, também falaram sobre outros softwares livres para a produção de áudio, como LMSS e Hydrogen, e também de alguns plugins para masterização como Jamin e Master_me.
O vídeo a íntegra da atividade está disponível neste link
Os participantes colocaram à disposição seus contatos de e-mail: