Sistematização da reunião de planejamento da Rede – Maio/2022

Sistematização baseada no pad https://rios.org.br:9001/p/whpnck8ix3s084xt

Reunião realizada em https://meet.jit.si/colaborativas

Data: 19/05/2022

Presentes:

Carlos Lunna (Colaborativa.PE / Tear Audiovisual – Olinda/PE)

fabs balvedi (Cicloiguaçu / Balvedi Produções)

Pedro Jatobá (Cooperativa EITA / Colaborativa da Chapada – Mucugê/BA)

Josean Mendes – Feira de Santana-BA

Eduardo Lima (Colaborativa.PE / Instituto Intercidadania – Recife/PE)

Cris Alves (Condomínio do Empreendedor Cultural – Salvador/BA)

Isabel Dias (Feira Viva – Novo Hamburgo/RS)

Fabs Balvedi (Cicloiguaçu / Balvedi Produções / Estúdio Livre / Tainacan)

Frederico Gonçalves Guimarães (Vilarejo Pro)

Pontos de pauta:

1) Edital Unesco

Por conta do pouco tempo para a escrita e a complexidade do edital, também pouco tempo para articulação com outros coletivos da América Latina, ficou deliberado que escreveremos aos poucos para a abertura do edital do ano que vem ou de outros editais parecidos. O objetivo é pegar as questões do edital da Unesco e escrever o projeto de uma plataforma de acervo, como o iTeia, com alcance latino-americano. Carlos ficou de criar o pad com as questões para irmos escrevendo coletivamente.

2) Construção do cardápio de produtos e serviços

Existe hoje um cardápio de produtos e serviços ofertados pela rede: www.colaborativas.net/cardapio

Objetivo: Listar todos os produtos e serviços que oferecemos em cada coletivo que integra a rede

O modelo para o cadastro de um produto ou serviço pode ser acessado neste pad https://rios.org.br:9001/p/whpnck8ix3s084xt a partir da linha 46

3) Utilizar mais o Rios

Ficou deliberada a utilização do Corais/Rios com suas ferramentas para o planejamento das ações e divisão de tarefas. Já existe uma estrutura de pastas da Rede a partir da qual podemos nos basear https://corais.rios.org.br/index.php/apps/files/?dir=/Colaborativas&fileid=184649 e um deck que já está construído para adicionarmos as tarefas https://corais.rios.org.br/index.php/apps/deck/#!/board/94/

4) Uso de moedas sociais

Fabs compartilhou a demanda de utilizar maneiras que não sejam com moeda convencional para a admissão de novos associados ao Ciclo Iguaçu, podendo ser uma delas a moeda social. Jatobá falou da experiência da Universidade Livre de Teatro Vila Velha, que gere a moeda social Tempo pelo Corais versão antiga. Juntamente dom Fred Guimarães foram discutidas as funcionalidades do Corais antigo e do Corais Rios para gestão da moeda social e de integração com um aplicativo para efetivar os pagamentos.

5) Programa Frida

Josean compartilhou o link do programa https://programafrida.net/pt-br/ Fundo para o fortalecimento da Internet na América Latina e no Caribe, prazo 31 de Maio, 2022, Categoria Tematicos: Estabilidade e Segurança da Internet; Conectividade e Acesso à Internet; Internet Aberta e Libre. Deliberamos por observar as questões do formulário para vermos se é viável escrevermos. Josean já criou o perfil para ter excesso ao formulário e avaliarmos as questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *