Abrindo o código #3 dissecou o Corais / Rios, uma alternativa sociotécnica para quem busca autonomia nos coletivos, organizações e Redes
Mais do que uma apresentação das funcionalidades do Corais/Rios, o Abrindo o Código #3, apresentou uma alternativas sociotécnica poderosa para a articulação de coletivos, organizações e Redes, que buscam a autonomia e a autogestão.
Como tem sido de práxis nas edições do Abrindo o Código, as primeiras palavras foram no sentido de explicitar o que é a Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas, como surgiu, onde ela atua e os pilares da tecnologia social. Essa apresentação de faz necessária, por esta ser uma ação aberta ao público, onde muitas pessoas que não tinham tido contato com a Rede, se juntam aos vários que se identificam com a TS e a reaplicam em seus territórios a mais tempo.
De início foi feito um breve histórico da plataforma Corais e sua versão em Drupal, ainda no ar, mas largamente utilizada pela Rede de Produtoras Culturais Colaborativas entre 2011 e 2017. Logo em seguida, começou a apresentação sobre a versão do Corais, chamada de Corais / Rios, a partir de 2017. Pedro Jatobá e Fred Guimarães mostraram as várias funcionalidades, de criação e compartilhamento de tarefas, deck, calendário, chat, computação em nuvem, armazenamento e compartilhamento de arquivos, banco de imagens, ferramentas para textos e planilhas colaborativas, além de suas possibilidades de integração e usos em dispositivos móveis. O Corais / Rios une, integra e personaliza, funcionalides do Nextcloud, da rede Matrix e do Only Office, por exemplo. Foram apresentadas também as possbilidades de customização e os planos disponíveis no pacote de serviços da Cooperativa Eita para a aplicação.
Na parte final os participantes ressaltaram a importância do encontro para as ações em Rede e o apoio mútuo entre os coletivos, além de compartilharem ações, como as ações do Maria Vai Pôr as Outras de Camaragibe/PE, do evento de lançamento do Plantaformas no Pará e da própria pesquisa para a melhoria do Corais / Rios compartilhada por Isa.
A atividade na íntegra pode ser assistida aqui