Abrindo o Código #3 – Como Navegar nos RIOS da Internet de Forma Segura e Livre?

A plataforma RIOS (https://rios.org.br) é desenvolvida e mantida pela Cooperativa EITA (Educação, Informação e Tecnologias pra Autogestão). Ela tem como objetivo ofertar uma alternativa segura para organizações e movimentos sociais que armazenarem seus dados e trabalharem online de forma remota. Através de um acesso unificado a plataforma reúne um conjunto de funcionalidades como Arquivos (Drive), Calendário, Formulários, Enquete, Deck de cartões, lista de tarefas, edição simultânea de documentos dentre outras funcionalidades. Diferentes tecnologias livres compõem hoje a plataforma como o Nextcloud, Matrix, OpenLDAP, Jitsi Meet, Onlyoffice e a integração através de uma interface única e amigável foi viabilizada através de um projeto do Instituto Intercidadania e da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas contemplado em 1º lugar do Brasil em 2016 no edital Cultura de Redes do Ministério da Cultura. Em 2017 a plataforma Rios ( também chamada de Corais 2.0 em referencia a antiga plataforma CORAIS.ORG que era muito usada pela rede na época). Atualmente a plataforma RIOS já recebeu outros aportes que possibilitam melhorias e atualizações. A mais recente foi o financiamento internacional da Digital Defenders em 2022. Mais informações em https://rios.org.br

Dentre as organizações que assinam e recomendar a plataforma está a Coalizão Direitos na Rede (https://direitosnarede.org.br) que reúne mais de 30 organizações sociais que atuam em defesa de uma internet livre e soberana no Brasil.

Nesta edição #3 do abrindo o código, o Corais Rios será destrinchado pelos desenvolvedores e usuários, mostrando as funcionalidades e exemplificando com usos concretos da plataforma, que favorece organizações em Rede, autônomas e autogestionárias, sendo um case de sucesso para a gestão de coletivo e projetos desde a sua criação.

Data: 30/03/2023

Horário: 18h30

Formulário de inscrição*: https://corais.rios.org.br/index.php/apps/forms/2XeQTMkMyjHFmzyf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *