Rede das Produtoras Colaborativas inicia mapeamento dos Pontos de Cultura Digital e Mídia Livre do Brasil
O trabalho faz parte da meta 2 do projeto Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede e garantirá o diagnóstico preciso destes Pontos de Cultura, além de atualizar a base de dados do Ministério da Cultura
O Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas iniciou o mapeamento nacional dos pontos de cultura digital e mídia livre. O trabalho faz parte da meta 2 do projeto e tem o objetivo de promover o diagnóstico das necessidades e desafios dos pontos mapeados, além de ampliar a base de dados e a certificação dos pontos de cultura cadastrados pelo Ministério da Cultura (MinC).
A iniciativa está sendo realizada pelos Agentes Cultura Viva, que foram contratados e passaram por um processo de formação realizado pelos pontos de cultura que compõe os comitês gestor dos Pontões de Cultura Digital e estão em posse de planilhas extraídas do cadastro do MinC, que nortearão o trabalho de campo.
Os Agentes Cultura Viva de outros Pontões de Cultura do Brasil também estão utilizando o formulário hospedado no site das Produtoras Colaborativas. Este formulário contém tópicos padrões, que irão subsidiar o MinC para futuras tomadas de decisões, dentro da Política Nacional de Cultura Viva, ao mesmo tempo em que garante uma coleta de dados eficiente, contemplando o diagnóstico das diversas realidades e necessidades dos pontos de cultura do país.
Atual Base de Dados
Atualmente, uma parte foi certificada como ponto de cultura através de alguns editais no passado, mas com uma coleta básica, necessitando de atualização. Depois do golpe de 2016, também houve um apagão de alguns dados nessa base. O MinC chama os Pontos de Cultura cadastrados até 2016 de Base Legada, tanto esses de 2016 para trás quanto os que foram cadastrados depois disso estão na base de dados do MinC, hoje centralizados no site do Cultura Viva.
Que tipos de Pontos de cultura serão mapeados?
O Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas tem como grupo focal os pontos de cultura digital e mídia livre, onde serão mapeados e encaminhados para posterior certificação pelo Ministério da Cultura.
Sobre o diagnóstico
Cada Pontão de Cultura, estadual e temático, fará um diagnóstico, a partir desses mapeamentos. No nosso caso, somos um dos dois Pontões de Cultura Digital, Comunicação e Mídia Livre, selecionados no edital 09/2023.
Junto com o Pontão do Coletivo Digital, elaboramos as questões relativas à Cultura Digital, onde cada um testou o formulário dentro de seu respectivo comitê gestor, para que ele ficasse o mais abrangente possível e cobrisse a maior parte das questões relativas a este setor, incluindo aspectos sobre:
Internet e conectividade;
Equipamentos;
Uso de redes sociais proprietárias e federadas;
Uso de inteligência artificial;
Sistemas operacionais e softwares utilizados no dia a dia do Ponto de Cultura.
A intenção é garantir um panorama sobre esses usos dentro dos Pontos de Cultura atualmente, pois temos algumas hipóteses, as quais vamos ou não comprovar com a aplicação do questionário, como, por exemplo, uma grande diminuição no uso de softwares livres pelos Pontos de Cultura (mesmo este sendo um dos pilares da política nacional cultura viva).
“Nossa motivação passa por reconhecer que a luta por direitos digitais e a articulação da Rede de Cultura Digital no Brasil é fundamental para assegurar ambientes democráticos nas redes e nas ruas e Cultura é a linha que tece a nossa identidade, constrói DEMOCRACIA e muda a vida das pessoas”, destaca Wilken Sanches, um dos fundadores do Pontão Coletivo Digital.
“Um mapeamento eficiente das entidades que estão trabalhando com temas ligados à Mídia Livre, à inclusão e Cultura Digital pode ser um passo importante para a rearticulação do Movimento em todo território nacional. Saber quem somos e o que fazemos é o primeiro passo para descobrirmos o que podemos fazer juntos”, complementou.
Ao final, o que será apresentado para a sociedade?
Será apresentado um diagnóstico em formato de relatório e será feita uma representação cartográfica do mesmo com Open Street Map, nestes moldes https://colaborativas.net/mapa
“O mapeamento e o diagnóstico dos Pontos de Cultura que também atuam na área da Cultura Digital no Brasil são etapas cruciais para compreender a dimensão e o impacto dessas iniciativas no cenário cultural do país. Através desse processo, é possível identificar as principais características, desafios e potencialidades desses espaços, além de traçar estratégias para fortalecer e expandir suas ações”, destaca Carlos Luna, integrante do Ponto de Cultura Digital iTEIA e da Rede das Produtoras Colaborativas, que está coordenando o processo do mapeamento.
Solicitar Mapeamento
Para fazer parte do mapeamento, basta clicar neste link e um agente cultura viva da sua região irá entrar em contato para realizar uma entrevista para coletar informações detalhadas do seu grupo de trabalho.
Acompanhe nossas redes sociais
Receba conteúdos exclusivos das Rede das Produtoras Colaborativas.
Instagram – @produtorascolaborativas
Fediverso – @colaborativas
Facebook – colaborativas
Telegram – https://t.me/colaborativas