Festival Alternativo 2019: Pituaçu, Solo Sagrado

O Parque Metropolitano de Pituaçu, localizado no bairro de mesmo nome, é uma reserva de Mata Atlântica que abriga uma grande diversidade de espécies, bem como uma lagoa e uma ciclovia nas quais é possível buscar saúde, paz e bem estar. No parque, ao longo do ano, são desenvolvidas diversas intervenções culturais, esportivas, práticas espirituais e tantas outras atividades tanto pontuais quanto mensais que tragam ligações com a natureza, seus fluxos, ritmos e harmonia.

O Festival Alternativo é desenvolvido pelo Movimento Cultural Pituaçu em Rede Afetiva, formado por organizações voluntárias, associações e pessoas da comunidade do entorno do Parque Metropolitano de Pituaçu, que realizam, ao longo do ano e de forma espontânea, atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade. Nos dias do Festival Alternativo estes voluntários se reúnem para realizar estas atividades num final de semana tendo apresentações musicais, rodas de conversa, danças, atividades circenses, teatro, discussões, esportes, saúde, entre outras.

Para a III EDIÇÃO do Festival, o tema escolhido é: Pituaçu, Solo Sagrado, uma vez que entendemos o Parque de Pituaçu, com sua fauna e flora especiais, como um solo fecundo e abundante onde brotam ideias, projetos e atividades relacionadas com a força da natureza, o meio ambiente, o esporte, a cultura, a religiosidade, a saúde e o encontro.

O Coletivo Pituaçu em Rede Afetiva, responsável pela idealização e realização do evento, não está vinculado a nenhuma organização institucional, tais como partidos, governos ou entidades de classe, nem recebe nenhum tipo de auxílio ou financiamento. Seu objetivo é movimentar culturalmente o espaço do Parque de Pituaçú na busca da elaboração coletiva de uma agenda cultural e ambiental, com vistas à preservação do Parque.

Assim, unindo mentes e corações e buscando mais uma vez o sucesso dos anos anteriores, estamos construindo mais uma edição do Festival Alternativo plantando mais uma semente e colhendo os frutos de um futuro construído coletivamente em harmonia com nosso parque, a natureza e a comunidade de Salvador.

samileleal

Profissional de Comunicação, Designer gráfico, gestora de mídias sociais, produtora cultural, produtora executiva da banda Cria Nativa, atuante no movimento cultural Pituaçu em Rede Afetiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *