Abrindo o código #2: Fediverso, o multiverso das Redes Federadas

A Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas, promove a 2ª edição da série Abrindo o Código, confira a 1ª edição na íntegra. Nela são compartilhadas boas práticas, ferramentas e discussões em torno dos temas que balizam a tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas, como o uso de softwares livres e da economia solidária na produção cultural comunitária e a autogestão.

Nesta edição, Frederico Guimarães, apresenta o tema das Redes Federadas. Com as turbulências do Twitter no final do ano passado, as pessoas começaram a falar da tal Mastodon, uma mídia social “alternativa” aos desmandos do Elon Musk. Pouco se falou, entretanto, que o Mastodon é uma das dezenas de formas de se adentrar um universo totalmente diferente de mídias sociais. Na verdade, um multiverso, já que mídias diferentes conversam entre si, permitindo trocas entre pessoas, independente do serviço que ela usa. Esse é o “Fediverso” e vamos conversar um pouco sobre ele nesse nosso encontro.

Frederico é biólogo por formação, trabalha como professor da rede pública municipal de Belo Horizonte e é aspirante a cooperado da EITA (Cooperativa de Trabalho Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão). Também é ativista do software livre desde 1999, onde atua como tradutor e divulgador. E mantém, junto com um amigo, o Vilarejo, uma VPS que hospeda serviços web públicos.

Serviço: atividade online (link a ser enviado após inscrições), dia 02 de Fevereiro de 2023, às 18h30.

Link para a inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *