BaixaCultura 10 anos – História Aberta

Na era em que tudo é registrado, onde parece tão fácil documentar, muito tem se perdido. Um paradoxo, ainda mais visível e paradoxal nos projetos, pessoas e instituições de cultura livre, remix, artivismo, hackers, contracultura, software livre, etc. Com alguma dose de sem-noçãozisse e outra de teimosia, o BaixaCultura, um dos integrantes da rede de Produtoras Colaborativas, completa esta semana 10 anos como um dos poucos projetos vivos que ainda documenta, (in)forma e produz cultura livre (e contra) cultura digital nesse distópico 2018.

O coletivo organizou organizou três frentes para celebrar nesta semana:

_ HISTÓRIA ABERTA: todos os dias desta semana (24 a 230/9) estão sendo destacadas nas redes alguns dos 480 (!) posts produzidos desde 2008, sob a hashtag #baixacultura10anos. É uma forma de revisitar estes textos, dá-los a conhecer por algumas pessoas que não os conhecem e, também, compartilhar uma memória da cultura livre e (contra) cultura digital ao longo destes últimos 10 anos de intensas transformações no mundo digital.

_ HISTÓRIA COLETIVA: Leitor@s, alun@s, apoiador@s, colaborador@s, simpatizantes estão convidados a compartilhar algum momento, texto, depoimento, imagem, declaração de amor ou ódio, sobre a cultura livre destes últimos 10 anos, ligados ou não ao baixacultura, com a hashtag #baixacultura10anos no twitter/facebook/instagram e outra redes.

_ PEQUEÑA JUNÇÃO BAIXACULTURAL: sexta-feira, dia 28/9, às 18h, haverá uma celebraçãozinha desses 10 ano numa videoconferência transmitida no  canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/BaixaCultura), mostrando os momentos compartilhados pela tag #baixacultura10anos, tocando músicas livres, falando um pouco da cultura digital brasileira, da ressaca da internet, com alguns convidad@s presenciais (em Porto Alegre) e de outros lugares do Brasil e mundo (online). Tod@s estão convidados a participar, seja vindo no local, papear, tomar uma cerveja conosco e participar da transmissão, ou online, perguntando no chat ou entrando ao vivo para dar um salve & comentar algo.

Mais infos em baixacultura.org e aqui.

Leonardo Foletto

Jornalista, pesquisador e professor. Editor do BaixaCultura e integrante da CCD POA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *