INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE PRODUÇÃO MULTIMÍDIA E GESTÃO EM PRODUÇÃO CULTURAL COMUNITÁRIA
A formação tem o objetivo de gerar emprego e renda inserindo jovens da Região Metropolitana do Recife, no mercado audiovisual e da produção cultural
O Instituto Intercidadania com financiamento do Instituto Cooperforte abre inscrições gratuitas para o Curso de Produção Multimídia e Produção Cultural Comunitária. O objetivo é gerar trabalho e renda, inserindo jovens de 16 a 29 anos, residentes na Região Metropolitana do Recife, no mercado audiovisual e no setor de produção cultural.Dessa forma incentivar o empreendedorismo local, a comunicação e as tecnologias livres.
Os participantes irão aprender sobre: captação, edição e finalização de áudio e vídeo, construção acervos digitais, divulgação e comercialização da sua produção. O curso tem a duração de um ano, divididos em dez módulos, com a carga horária total de 358 Horas, os módulos são: Formação cidadã: Direitos Humanos; Cidadania e Igualdade de Gênero; Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas; Introdução à Linguagem Audiovisual; Captação de Imagens; Captação de Áudio; Edição de Vídeos; Finalização / Autoração; Acervos Multimídia; Gestão Colaborativa e Economia Solidária (Empreendedorismo). Serão destinadas 25 vagas e será realizado na sede do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), no bairro de Apipucos, Recife.
Inscrições
As inscrições serão realizadas em duas etapas: a primeira, o participante faz inscrição exclusivamente pela internet, no endereço: https://colaborativas.net/formacao2018recife/ .
Na segunda etapa o participante será entrevistado pela assistente social do projeto.
Terão prioridades os participantes com renda familiar, está estudando ou ter estudado em escola pública.
Os estudantes contemplados receberão passagens, lanche, fardamentos e materiais didáticos. Todos precisam saber noções básicas de informática, possuir computador próprio.
As aulas presenciais serão aos sábados, de 08 às 13h, no CRC, as aulas online acontecerão, nas terças-feiras de 17h às 22h.
Eduardo Lima, presidente do Instituto Intercidadania detalha como será realizado o trabalho da instituição no projeto. “O Instituto Intercidadania irá articular parcerias com Produtoras de Vídeo, Agências de Publicidade, Emissoras de TV e WebTV’s, no intuito de encaminhar os alunos capacitados durante o curso para fazerem estágios nessas empresas. Além disso ao longo do curso os alunos serão bastante estimulados a Empreenderem em seus bairros, prestando serviços na área do audiovisual para algumas empresas locais”, explica Eduardo.
O Curso
A proposta de capacitação oferece 10 módulos com a carga horária total de 358 Horas/Aula em que o aluno irá adquirir habilidades técnicas, nos processos de produção audiovisual e quanto no escoamento dos seus produtos, na divulgação e gestão colaborativa. Terá que ser cumprida 80% da carga horária de cada módulo ofertado. A execução será de forma semi-presencial sendo facilitada pelo uso da plataforma de gestão e ensino à distância Corais ( http://corais.rios.org.br ). Todos os módulos serão ministrados com o uso de softwares livres. E terão suporte do portal iTEIA ( www.iteia.org.br ).
O curso faz parte das ações do Polo de Formação e Reuso de Eletroeletrônico do Nordeste, que começa a oferta de cursos nas modalidades de qualificação profissional e aperfeiçoamento tecnológico para jovens e adultos que pretendem atuar no mercado da logística reversa de resíduos desses equipamentos, porém, com o viés da desmanufatura e remanufatura dos componentes eletrônicos”, explica o gestor do núcleo, Domingos Sávio de França.
O modelo que funcionará na capital será replicado em todas as macrorregiões de Pernambuco, começando por Rio Formoso, na Zona da Mata Sul. Posteriormente, chegará às principais cidades de todos os Estados do Nordeste.
“Os espaços ainda terão um circuito de atividades que levarão as pessoas a refletirem sobre os nossos atos de consumo, pois eles geram impactos no planeta, incentivando a redução, reutilização e reciclagem. Todas as atividades terão um caráter de intervenção social”, afirma o presidente do Intercidadania, Eduardo Lima.
INSTITUIÇÕES
Instituto Cooperforte
O Instituto criado em 2003, com a finalidade de ser o braço social da Cooperforte, sua mantenedora, ampliando assim o alcance de suas iniciativas sociais.
Conheça mais: https://www.institutocooperforte.org.br/index.php
Instituto Intercidadania
O Instituto Intercidadania é uma OSCIP sediada em Recife que realiza desde 2005 projetos em Cultura Digital, Audiovisual, Educação e Sustentabilidade.
Saiba mais: http://bit.ly/intercidadania
Serviço: Curso de Produção Multimídia e Gestão em Produção Cultural Comunitária
Período de Inscrições: 15/03/2018 até 23/03/2018
Início das Aulas: 07/04/2018
Local: Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC)
Endereço: Av. da Recuperação, 318 – Apipucos, Recife-PE
Inscrições: https://colaborativas.net/formacao2018recife/
Informações: (81) 9. 9799-4140 / 9 88973018 / 9 91979276
[caldera_form id=”CF5a9e7f227e0e4″]