Rede divulga balanço e encaminhamentos do 3º Encontro Nacional, na Chapada Diamantina (BA)
No documento é possível acessar propostas e sugestões de todos os presentes no último dia do Encontro, que foi dedicado à avaliação e planejamento colaborativo para o aperfeiçoamento da Rede
Quem já esteve no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, com certeza não esquece a poesia e os encantos deste parque nacional.

Para os que estavam presentes de 20 a 23 de fevereiro, durante o III Encontro Nacional de Produtoras Colaborativas e o III Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina, também não irá esquecer a energia e os aprendizados proporcionado pela programação, que incluiu, vivências, oficinas, mesas e apresentações culturais.
Foram 4 dias de muita conexão humana, em simbiose com a natureza pujante. Receita perfeita para conectar pessoas do Brasil para fortalecer a Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas e a Política Nacional Cultura Viva (PNCV), a partir das temáticas envolvendo Sustentabilidade, Cultura, Educação, Produção Cultural, Comunicação, Gestão, Conhecimentos Livres e Memória.

Quem Fez e Quem Apoiou?
A realização foi da Rede, conjuntamente com o Ministério da Cultura e Lab Cultura Digital / UFPR, em parceria do Ponto de Cultura Circo do Capão, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Palmeiras (SETURC), além dos apoios do Comitê Gestor do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre, Produtora Colaborativa.PE, Pirasons, Universidade Livre e Produtora Colaborativa da Chapada.
Esta ação faz parte das metas 3 e 4 do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre, contemplado pelo Edital de Seleção Pública Minc – TCC N°: 951140/2023.
O 3º ENPC também contou com os patrocínios do CGI.BR e NIC.BR, Cachaça Chica, Nômade Tecnologia, Cooperativa EITA e Clínica Pet do Vale.

Números Gerais
Mais de 500 pessoas circularam pelos Encontros;
Mais de 200 participantes nas oficinas;
30 Oficinas;
7 Espaços de uso comunitário ocupados no Território;
11 Atrações Culturais – (Música, Circo, Cinema e Poesia);
4 Bandas do Palco Livre;
Baixe aqui a Clipagem dos Encontros

Avaliação, Sugestões e Propostas
O último dia dos Encontros, 23 de fevereiro de 2025, realizado no espaço físico da Produtora Colaborativa da Chapada, foi dedicado à avaliação, sugestões de propostas e encaminhamentos com o objetivo de potencializar a Tecnologia Social da Rede Nacional, bem como, ampliar as possibilidades de atuação conjunta, somados à lapidação da gestão de trabalhos realizados de forma colaborativa, priorizando o uso de ferramentas e softwares livres, além do planejamento estratégico da comunicação da Rede para o próximo biênio.

20 Propostas para aperfeiçoamento da Rede
Todas as ideias e sugestões foram construídas coletivamente, na sede da Produtora Colaborativa da Chapada Diamantina. No total foram 20 propostas registradas, que você pode acessar neste link, no Plataformas, ferramenta livre online voltada para tomada de decisão coletiva e pública. Conheça algumas propostas:
- Potencializar a circulação e comercialização dos nossos produtos, serviços e saberes;
- Criação de protocolos de adesão para a Rede;
- Participação e Incidência da Rede na COP 30;
- Criação de um Núcleo Colaborativo de Comunicação Visual – Imagens para o Comum;
- Revitalização da Rede de Estúdios Livres;
- Transmissão geracional: envolver a juventude em nossos processos;
- Organizar Fluxo de Comunicação da Rede com prioridades para os próximos 2 Anos;
Os próximos passos é validar coletivamente as propostas levantadas ao final do encontro para serem implementadas na prática, com intenção de impulsionar nossa rede. Para isso são realizadas reuniões semanais com toda rede.
Avaliação do Comitê Gestor
Em reunião realizada na última quarta-feira, 12 de março, o Comitê Gestor do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre realizou um balanço dos Encontros da Chapada Diamantina. Entre os destaques:
- A ótima participação e salto na transmissão geracional com junto aos Agentes Cultura Viva, que participaram dos Encontros;
- Fortalecimento da Produtora Colaborativa da Chapada, no seu território;
- Alta diversidade dos participantes dos encontros;
- Utilização do Fediverso como rede social prioritária para distribuição dos conteúdos criados nas ações;
- Grande alcance das publicações no Fediverso;
- Fortalecimento de uma rede de parceiros nacionais e locais;
- Ocupação de Espaços Comunitários do Vale do Capão.
Lançamento, Formação e Qualificação Digital
Ainda no primeiro semestre de 2025 haverá o lançamento, início da formação e da etapa de qualificação digital do Ecossistema de Plataformas e Ferramentas Digitais Livres, mantidas pelos Pontos de Cultura, que compõem nosso comitê gestor do projeto.
As plataformas entregam Soluções Livres nas áreas de: Acervo e Memória (iTEIA, Estúdio Livre e Baobáxia), de Gestão e Tomada de Decisões Coletivas (Rios e Plantaformas), de Educação à Distância (Varal), de Mídia Livre (ActivityPub), além do desenvolvimento de um login único para ingressar nelas com o mesmo login e senha.
Para quem são indicadas estas ferramentas?
Nossas soluções garantem eficiência, privacidade e segurança de dados, concebidos para assegurar a Soberania Digital no Brasil, sendo altamente indicadas para Pontos de Cultura, Governos, Coletivos Culturais, Instituições, ONGs, OSCs, Associações e OSCIPs, entre outros.
Conheça nosso Ecossistema de Plataformas e Ferramentas Livres
Varal – Educação
Plantaformas – Gestão e decisão coletiva;
iTEIA, Estúdio Livre, Baobáxia e Pernambuco Nação Cultural – Acervo e Memória
Alquimídia – Upgrade no Plugin ActivityPub, onde é possível transformar tanto o seu Blog em WordPress como os autores dos posts em perfis nas instâncias do Fediverso.
Siga Nossas Redes Sociais
Fique por dentro de agendas, ações e notícias sobre cultura, tecnologia social e soberania digital.
Mastodon / Fediverso – @colaborativas
Instagram – @produtorascolaborativas
Facebook – colaborativas
Em Rede Boa Todo Mundo Se Balança!