Sistematização da reunião da Rede – Julho/2023

Sistematização baseada na reunião realizada em meet.jit.si/colaborativas com pauta registrada no pad https://rios.org.br:9001/p/zi4jt4hd2fedw0ff realizada em 12/07/2023

Pontos de pauta:

1) Abrindo o Código #5

Ficou deliberado que a próxima edição do Abrindo o Código, #5, será realizada 03/08/2023. Cláudio Brandão e seus colegas de coletivo irão puxar a atividade, que terá como temática o áudio com software livre. Os próximos passos são: criar a arte e texto para a divulgação e fazê-la efetivamente, nas redes sociais, mailing e canais em que as pessoas que orbitam em torno da Rede tenham penetração.

2) Oficinas de inclusão digital em  Brasília 

Foi debatida a discussão em torno da OID (Oficina de Inclusão Digital) que será realizada em agosto em Brasília e a possibilidade da Rede propor uma atividade sobre cultura digital nela.

Link da Plantaformas para a tomada de decisão sobre a OID https://plantaformas.org/assemblies/soberaniadigital/

Evandro trouxe a informação que o CGI (Comitê Gestor da Internet) vai entrar com aporte financeiro pra levar pessoas pra Brasília

3)  Frentes de incidência no ppa

Rolou uma discussão sobre o modelo de votação, os interesses e articulações de cada grupo em específico e a constatação que o processo tem de positivo a colocação das pautas do software livre e da cultura digital no espaço público. Como pontos negativos a fragmentação das pautas e falta de interseccionalidades entre as diversas demandas “prograssistas” sendo apresentadas ao governo ao mesmo tempo.

O deadline para as votações do PPA foi adiado para 16/07

4) edital do Pontão de Cultura Digital do MinC

Atualização feita por Eduardo Lima: Esse e outros editais relacionados a cultura, estão pra sair entre fim de julho e início de agosto.

5) Encontro Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas

A pergunta norteadora foi: Diante da não aprovação do Edital Ibercultura https://www.iberculturaviva.org/34-projetos-foram-selecionados-no-edital-de-apoio-a-redes-e-projetos-de-trabalho-colaborativo-2023/, buscaremos realizar a partir de outras fontes de recurso ou recuamos? Se sim, quais? 

Entre os presentes, chegou-se num certo consenso de que devemos tentar fazer, mas talvez não em outubro como estava acertado anteriormente. Gama ficou de dar uma revisada no projeto, além de avaliar outras fontes possíveis para o financiamento do projeto.

6) Install fest coletiva online

Fabs sugeriu uma install fest como tema para futuras edições do Abrindo o Código. Eduardo sugeriu fazermos uma ação deste tipo na data do Software Freedom Day, dia 16/09. Faríamos uma ação sincronizada, cada um em seu território, onde se falará do passo a passo para instalar um sistema operacional GNU/Linux na máquina, além de compartilharmos impressões sobre características das distribuições, seus usos, etc.

7) Cúpula da Amazônia

Gama trouxe algumas propostas para a participação da Rede no evento principal e em outros eventos que ocorrerão paralelamente, entre os dias 4 e 9 de agosto. No dia seguinte a Reunião, Carlos e Gama abriram uma proposta na Plantaformas https://plantaformas.org/assemblies/soberaniadigital/f/30/proposals/12 para a construção dessas atividades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *