AçãoTransversais

9ª Edição do Abrindo o Código acontece nesta quinta-feira (29) de forma gratuita e remota

A iniciativa visa apresentar ferramentas livres, que trazem segurança de seus dados com foco na gestão colaborativa de projetos e atividades

A nona edição do Abrindo o Código acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 19h. A iniciativa é realizada pela Rede de Produtoras Culturais Colaborativas e recebe Fred Guimarães, Mestre em Bioinformática e integrante da Cooperativa Eita. Em sua apresentação, Fred abordará as funcionalidades da ferramenta Deck, do Nextcloud, este recurso auxilia no compartilhamento de informações, atividades e tarefas com segurança e proteção de dados na gestão de seus projetos e trabalhos.  

Em sua apresentação, Fred também abordará possibilidades de uso para telefones móveis. O dispositivo é amplamente utilizado pela Rede de Produtoras Culturais Colaborativas, que permite a elaboração e gerenciamento de projetos realizados em rede com diversos Pontos de Cultura, Coletivos Culturais e Pontões de Cultura Digital do Brasil, com a garantia sigilo e eficiência na colaboração de ações desenvolvidas simultaneamente em todo o processo. 

Um grande exemplo exitoso da utilização desta plataforma foi a elaboração e seleção do Projeto Pontão Cultura Digital e Mídia Livre da Rede de Produtoras Culturais Colaborativas, contemplado no Edital Cultura Viva Pontões de Cultura, publicado pelo Ministério da Cultura (Minc) em 2023. A iniciativa foi proposta pelo Instituto Intercidadania e construída junto a um Comitê Gestor formado por sete Pontos de Cultura do país, distribuídos nas 5 regiões do Brasil. 

Ambiente Deck - Gestão do Projeto Pontão Cultura Digital e Mídia Livre da Rede de Produtoras Culturais Colaborativas

O que é o Abrindo o Código?

O Abrindo o Código é uma atividade ao vivo mensal realizada há dois anos pelos coletivos integrantes da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas e visa apresentar tecnologias livres eficientes e seguras, além de incentivar o acesso ao código fonte destes sistemas. A iniciativa é indicada para programadores, pesquisadores, estudantes e usuários interessados em acessar ferramentas livres e seguras, sem a preocupação de exposição dos seus dados.

Inscrições para a 9ª Edição do Abrindo o Código

A iniciativa é totalmente remota e ao vivo, com inscrições gratuitas, que podem ser realizadas neste link – abrir.link/prQWA. Após a inscrição no formulário, o participante recebe o link da ação no e-mail cadastrado no momento da inscrição.  

Apesar de todas ferramentas funcionarem diretamente pelo navegador, existem aplicativos que os usuários podem utilizar em celulares e tablets, para facilitar o uso no dia-a-dia”. afirma Fred Guimarães. 

A atividade é um convite a quem busca por plataformas gratuitas e seguras para a gestão de projetos. Um bom exemplo é a plataforma RIOS, que integra os softwares livres Nextcloud e Matrix e reúne um conjunto de ferramentas gratuitas como chat, videoconferência, nuvem de arquivos, edição online de documentos, calendário, deck, enquete e lista de tarefas. 

13 Anos da Cooperativa Eita

Nesta edição em celebração a 13 anos do início das atividades da Cooperativa EITA (www.eita.coop.br) – Educação, Informação e Tecnologias para Autogestão que atua junto aos movimentos sociais progressistas brasileiros em atividades de desenvolvimento, suporte, formação relacionadas às tecnologias da informação e economia solidária.

Cooperativa EITA (www.eita.coop.br) - Educação, Informação e Tecnologias

Rede de Apoio Abrindo o Código

O abrindo o código acontece de forma colaborativa e conta com uma rede de apoio composto pela: Produtora Colaborativa.PE, Instituto Intercidadania, Universidade Livre Chapada Diamantina, Pirasons, Cooperativa EITA, Pontão de Cultura iTEIA e pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC).

SERVIÇO – 9ª Edição do Abrindo o Código acontece nesta quinta-feira (29) de forma gratuita e remota

Data: 29 de agosto

Horário: 19h

Acesso: Gratuito

Inscrições: https://abrir.link/prQWA

Designer Gráfico: Well Carlos e Leo Guedes

Jornalista: Sandro Barros

Sandro Barros

Jornalista, Fotógrafo, Produtor Cultural e amante da cultura popular e tradicional do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *