Conexão Pontos PE e sua tentativa de reconexão com as raízes dos Pontos de Cultura em Pernambuco
O segundo dia do Seminário da Conexão dos Pontos de Cultura de Pernambuco começou no museu do Cangaço com o Painel Viva Cultura Viva e contou com a participação de Célio Turino (Criador do Programa Cultura Viva e Historiador), Alexandre Santini (Gestor Cultural, Dramaturgo e Escritor) e Mãe Beth de Oxum (Ialorixá, Ponto de Cultura Coco de Umbigada e Conselho Estadual de Políticas Cultura). Em sua fala, Mãe Beth de Oxun, a Yalorixá reitera a importância do fortalecimento de políticas culturais que facilitem as ações das Mestras e Mestres da Cultura Popular e Tradicional no Brasil, principalmente em Pernambuco.
Em sua reflexão, Célio Turino trouxe reflexões sobre a perda da identidade brasileira e como essas rupturas dificultam o processo de autoafirmação e pertencimento nas culturas tradicionais brasileiras. O criador do Programa Cultura Viva promoveu uma imersão histórica sobre as sociedades tradicionais ao longo da trajetória da humanidade para chegar até os dias atuais, sobretudo na distopia imposta pelo modelo atual de política e comportamentos contemporâneos, que massacram as culturas tradicionais e arrancam dos brasileiros a capacidade de reconhecer-se em sua identidade própria.
A programação segue a tarde com apresentação dos Pontos de Cultura Bacamarte Tiro da Paz, Coco de Umbigada, Mostra de Cinema de Animação Lula Gonzaga e o lançamento do livro Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina, de Alexandre Santini.
[metaslider id=552]