Feira VIVA é semeação

Na caminhada de 22 edições, em praças e parques de Novo Hamburgo/RS, acompanhamos o surgimento de outras feiras e iniciativas de produção, conversamos no Coreto da Praça, praticamos yoga no gramado, trocamos livros e informações. Conhecemos novas pessoas e sabores. Num movimento fluido e vivo, a feira já foi bimestral, mensal, e agora, com o apoio do FUNCULTURA municipal, estamos realizando o evento semestral: a Feira Viva Festival.

Nossa feira nasceu numa reunião do Grupo Araçá de Consumo Responsável em março de 2016 e a primeira edição foi em outubro daquele ano. Em 2019, passamos a realizar a Feira Viva Festival, tendo a primeira edição em maio e a segunda aconteceu dia 19 de outubro, das 10h às 19h, na Praça da Bandeira com muita comida sem veneno, artesanato e itens de higiene e limpeza de baixo impacto ambiental. Música, teatro, intervenções poético-políticas, yoga, rodas de canção, encontros e conversas. Um lindo dia na praça!

Na feira só circulam sacolas de papel, pano ou recicladas, ajudando na criação do hábito de repensar as embalagens.

A alimentação é vegetariana, com insumos orgânicos, diretamente de quem produz, abrindo espaço pra esclarecimentos e experimentações, incluindo degustação de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Os Produtos de higiene e limpeza naturais e caseiros, diminuindo a contaminação da água, conhecendo aromas, a magia das ervas e óleos essenciais.

A arte é local e própria, com diversidade de pensamento e questionamentos a respeito do artesanato de baixo impacto ambiental.

O Coreto da praça é lugar das rodas de conversas com indígenas, quilombolas, autoras/es, artistas, biólogas/os, agricultoras/es, sobre a história da praça, sobre mineração, percussão corporal.

Rodas de canto, meditação e terapias nos fazendo perceber o ser espiritual que nos habita, independente de religiões. Práticas de yoga e espaço ao sol, pra cuidar do corpo.

E é assim que nos encontramos na praça para partilhar a vida, com produtos e pessoas que cuidam do planeta.

Na segunda edição da Feira Viva Festival tivemos o espetáculo  “Vida de Cachorro” com Eduardo Ben-Hur Pereira, do Circo Petit POA; Márcio Fulber e Bando com Jazz de New Orleans; Luisa Gonçalves e banda com músicas autorais; Rodrigo Cypriano, com ukulele; apresentação de Dança Indiana, coma a Cia Nrty; Grupo EnCena  com a esquete teatral Quer Pastel?; prática de yoga com Om Mandira; Troca de Brinquedos mediada por Patrícia Spindler, um manifesto contra o uso dos agrotóxicos e defesa da alimentação livre de veneno e roda de conversa sobre os impactos ambientais da maior mina de carvão a céu aberto e os riscos à vida, com integrantes do comitê de combate à megamineração no RS e  a performance O Enterro do Carvão.

Como disse Rosana Kirsch ao Jornal Canudos: “Essa edição da feira é bem especial, pois a feira completa 3 anos. É um evento que articula espiritualidade, agroecologia, economia solidária, com muita atividade cultural e compartilhamento de saberes com iniciativas de produção e comercialização de alimentos com insumos orgânicos, buscando divulgar produtoras/es agroecológicas/os com manejo adequado da sua produção. Mantemos nosso propósito de ser um espaço para além da comercialização. Nos encontramos na praça para partilhar a vida, as espiritualidades e nossos talentos que se expressam também  em produtos que cuidam do planeta: alimento, artesanato sustentável, roupas customizadas, itens de higiene e limpeza naturais e nas artes do circo, teatro musica, dança e yoga.”

Buscamos, nesta feira autogestionada, apoiar a cultura local, a produção agroecológica, a espiritualidade e a arte. Ampliar o conhecimento da comunidade sobre onde se abastecer de alimentos saudáveis, com responsabilidade no dia a dia.

Uma sociedade justa e solidária é possível e já acontece!

PRÓXIMA EDIÇÃO: 18 de abril de 2020

Coletivo Feira Viva

Cidade de Novo Hamburgo

Rio Grande do Sul – Brasil

Email: contato@feiraviva.eco.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *