Jovens do Recife aprendem fotografia com foco no mercado de trabalho e intervenção social

A formação é financiada pelo Instituto Cooperforte em parceria com o Instituto Intercidadania e apoio da Produtora Colaborativa.PE

Fazer e aprender. Teoria e prática, sem enrolação, o pulo do gato. Assim os alunos do Curso de Produção Multimídia e Produção Cultural Comunitária participaram de uma oficina de fotografia objetiva, com foco na percepção fotográfica, domínio do equipamento e criação novas perspectivas e abordagens, a partir do enquadramento das lentes fotográficas. O encontro aconteceu neste sábado (07/18), no Centro de Recondicionamento de Computadores Recife (PE).

A oficina “Princípios fundamentais da Fotografia” tem a intenção de facilitar o conhecimento das mais diversas combinações e configurações de uma câmera fotográfica profissional. Entre os conteúdos trabalhados: abertura do diafragma da lente, velocidade do obturador, Iso, enquadramento, regra dos terços, distância focal e definição manual do foco. Conciliado ao aprendizado técnico, os estudantes foram estimulados a refletir sobre a criação de suas próprias narrativas visuais, pensados a partir das suas individualidades, coletividades e sociabilidades, alinhados as tendências do mercado fotográfico. 

Oficina de Fotografia “Princípios Fundamentais da Fotografia” participante praticando. Foto: Colaborativa

Todo curso é semipresencial e teve início em abril deste ano, tem o financiamento do Instituto Cooperforte em parceria com o Instituto Intercidadania e apoio da Produtora Colaborativa.PE. A formação está capacitando jovens do grande Recife com foco na inserção no mercado audiovisual e da produção cultural com o objetivo de gerar emprego e renda, além de estimular o empreendedorismo e fortalecimento da economia local.

Os participantes já atravessaram a parte da teórica e cidadã da formação, por meio de debates e palestras sobre: Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade de Gênero. Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas e Introdução à Linguagem Audiovisual. No próximo sábado começa o módulo de Captação de Imagens, transpondo agora até sua reta final a parte mais prática do curso.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”3″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”10″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”[Show thumbnails]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

 

Leia Também:  Tem início o Curso Produção Multimídia realizado pelo Instituto Intercidadania

 

Mais informações

(81) 99986-8997

 

Sandro Barros

Jornalista, Fotógrafo, Produtor Cultural e amante da cultura popular e tradicional do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *