Confira a programação parcial e dicas serviços do 3º Encontro Nacional de Produtoras Colaborativas na Chapada Diamantina (BA)
As atividades são gratuitas e acontecem de 20 a 23 de fevereiro de 2025 e tem o objetivo de fortalecer a Tecnologia Social da Rede das Produtoras Colaborativas e a Política Nacional Cultura Viva; Leia nossas dicas de Hospedagem, Alimentação, Rotas e Transportes – Arte / Design Well
O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) será palco do 3º Encontro Nacional de Produtoras Colaborativas (ENPC). As atividades são gratuitas e acontecem de 20 a 23 de fevereiro de 2025, no Vale do Capão (Caeté-Açu), distrito do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina (BA). O objetivo é fortalecer a Tecnologia Social da Rede das Produtoras Colaborativas e a Política Nacional Cultura Viva. A realização é da Rede, conjuntamente com o Ministério da Cultura e Lab Cultura Digital / UFPR.
No bojo do encontro – Música, Rodas de Conversas, Vivências e Oficinas com temas ligados a Sustentabilidade, Cultura, Educação, Produção Cultural, Comunicação, Gestão, Conhecimentos Livres e Memória em quatro dias incríveis.
Já confirmados na programação cultural do Palco Livre, a Yalorixá Mãe Beth de Oxum (PE), Grupo Nós no Coco (BA), DJ VirguLINUX (BA), Saraus e os DJs Charles Zambohead e DJ DJ de Pernambuco.
A programação completa será divulgada até 25 de janeiro. Interessados podem se inscrever propor oficinas até o dia 21 de janeiro neste link aqui. Serão oferecidas hospedagem, do tipo Camping, e alimentação para os oficineiros durante os 4 dias do evento e certificado de participação.
O 3º ENPC conta com a importante parceria do Ponto de Cultura Circo do Capão e apoio do Comitê Gestor do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre, Pirasons, Universidade Livre e Produtora Colaborativa da Chapada Diamantina.
São aguardados mais de 200 pessoas de todo Brasil em suas diversas representatividades, incluindo: Mestras, Mestres, Gestores Públicos, Representantes de Pontos de Cultura, Produtores Culturais, Artistas, Professores Universitários, Pesquisadores, Comunicadores, Conselheiros Nacionais de Cultura, Agentes Cultura Viva e pessoas interessadas impactar seu território através da sustentabilidade, arte e cultura.
Conheça a Rede de Produtoras Culturais Colaborativas
A Tecnologia Social (TS) das Produtoras Culturais Colaborativas reúne boas práticas para organização e gestão de um espaço de inclusão social, transformando esses locais em empreendimentos solidários de Produção Cultural de forma legalizada. Em 2015, a TS foi certificada pela Fundação Banco do Brasil e atualmente integra o respeitado Banco de Tecnologias Sociais da Instituição.
Entenda espaços de inclusão social como uma associação de moradores, um telecentro comunitário, ponto de cultura, uma lan house, um espaço público subutilizado, ou qualquer espaço físico que possua energia elétrica, acesso a internet (desejável) e um ou mais tecnologias da informação (computadores, tablets, smartphones) a disposição dos envolvidos.
Hoje, com a característica replicável e adaptável da tecnologia social, se consolida e se fortalece em uma Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas, composta por Pontos de Culturas, Cooperativas, Organizações da Sociedade Civil, Artistas, Mestras, Brincantes, Produtores, Comunicadores, Agentes Culturais e entre outros.
Estamos Presentes em todo Brasil
Atualmente a Rede está presente em todas as cinco regiões do Brasil, distribuídas nos estados da Bahia, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraná e Pernambuco. Essas Produtoras Colaborativas adaptam estas ideias e implementam parcialmente ou totalmente esta tecnologia social, através da produção cultural e também com a oferta de produtos e serviços de comunicação, sendo traduzidos em arranjos produtivos locais.
História dos Encontros
O primeiro encontro nacional aconteceu em 2013 na Chapada Diamantina, retornando ao território agora nesta terceira edição. Já a segunda edição aconteceu no Pará em 2015. Os encontros regionais foram realizados nos anos de 2017, nos estados do Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul respectivamente.
Dinâmica do III Encontro
O primeiro dia é dedicado ao acolhimento e conexão entre os integrantes da Rede. No segundo e terceiro dias serão dedicados a troca de conhecimentos com temas relacionados à Sustentabilidade; Tecnologia Social; Educação; Comunicação; Memória; Produção Cultural; Gestão e Economia Criativa.
Já os últimos dias serão dedicados às mobilizações referentes a Política Nacional Cultura Viva, além de estimular ações junto a Rede de Produtoras Culturais Colaborativas, Pontos de Cultura e ampliar a gama de parcerias para o próximo biênio.
A intenção é articular prestação de serviços em conjunto, circulação de artistas nos espaços dos coletivos da rede, participação de editais, realização de atividades coletivas no campo da Sustentabilidade, Cultura, Comunicação e Cultura Digital. Confira abaixo a programação parcial.
Programação Parcial
1º Dia – Quinta Feira / 20.02.25
14h30 – Mesa de Abertura do 3º Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina (Circo do Capão)
16h30 – Roda de Abertura do 3º Encontro Nacional da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas (Circo do Capão)
18h30 – Jantar
20h – Palco Livre (Circo do Capão)
DJ DJ (PE)
2º Dia – Sexta Feira / 21.02.25
08h – 1ª rodada de oficinas temáticas de conhecimentos livres
10h30 – 2ª rodada de oficinas temáticas de conhecimentos livres
12h30 – Almoço
14h – Roda de Conversa sobre Cultura Digital e Comunicação (Circo do Capão)
16h30 – Roda de Conversa sobre Educação e Economia Solidária (Circo do Capão)
18h30 – Jantar
20h – Palco Livre (Circo do Capão)
DJ Charles Zambohead (PE)
3º Dia – Sábado 22.02.25
08h – 3ª rodada de oficinas temáticas de conhecimentos livres
10h30 – 4ª rodada de oficinas temáticas de conhecimentos livres
12h30 – Almoço
16h – Roda de Conversa sobre metodologias e ferramentas para autogestão comunitária do Vale do Capão (Anfiteatro da Pousada do Capão)
19h – Jantar
20h30 – São Sambas (Anfiteatro da Pousada do Capão)
DJ VirguLINUX (BA)
Grupo Nós no Coco (BA)
Mãe Beth de Oxum (PE)
4º Dia – Domingo / 23.02.25
08h30 – Feira Comunitária (Vila)
10h – Roda de articulação para ações coletivas em 2025/26 (Colaborativa da Chapada)
12h30 – Almoço
14h – Roda de planejamento de atividades conjuntas em 2025/26 (Colaborativa da Chapada)
16h – Encerramento: Sarau de Cultura Livre (Colaborativa da Chapada)
Confira nossas dicas de hospedagens, alimentação e transporte
Para ajudar você nesta experiência, organizamos informações e dicas de como chegar, onde ficar e onde comer no Vale do Capão durante o 3º Encontro Nacional da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas – 3º ENPC.
Transporte Aéreo
Chegando por Salvador de Avião
Aeroporto Internacional 2 de Julho (Salvador) é o caminho mais utilizado para chegar ao nosso destino.
Quem descer pode pegar o metrô na estação aeroporto e descer na estação rodoviária, ou pegar um transporte de aplicativo ou táxi caso esteja em grupo ou a noite.
Chegando por Lençóis de Avião
O Aeroporto Horácio de Matos (Lençóis/BA) é o único dentro da Chapada Diamantina, localizado cerca de 80km do local do evento. Existem voos oferecidos pela companhia Azul, duas vezes por semana. Ao chegar você precisará se deslocar para o Vale do Capão. Existem 2 formas:
1. Pegar um Táxi no aeroporto para Lençóis e de lá você pega um ônibus da empresa Guanabara para Palmeiras.
2. Pegar um táxi diretamente do aeroporto para o Vale do Capão.
Transporte Terrestre
Transporte de Carro intermunicipal
Agência Chapada Diamantina Completa
Site: https://chapada-diamantina-completa.webnode.page/
Contato: (75) 98307-0417
Taxi Capão: Luan Leles (75) 99176-6795
Ônibus para Palmeiras
A empresa com linha que faz translado intermunicipal para Palmeiras a partir de Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Lençóis e Seabra é a Expresso Guanabara.
A passagem pode ser comprada diretamente no site da empresa. Os ônibus são de dois andares com o assento executivo na parte superior do ônibus mais em conta e o leito na parte inferior com mais conforto.
Van de Palmeiras para o Vale do Capão
Ao descer na rodoviária ficam vans de empresas locais que ficam aguardando os turistas com destino ao Vale do Capão. O trajeto custa 25 reais por pessoa e tem 19km e está parcialmente asfaltado, a parte de terra está em boas condições.
Alimentação
Amei Restaurante
Comida caseira em prato feito, oferece um cardápio diário incluindo opções vegetarianas e sobremesa.
Site – instagram.com/amei_cafe_arte
Contato: (47) 99705-0151
Restaurante Chico
Comida no quilo com diversas opções de salada. Verduras e legumes. Conhecida pela boa feijoada e nos fins de semana é oferecida opção de churrasco.
Site: https://instagram.com/recantodosamigos54
Contato: (75) 99228-3804
Dona Beli
Primeiro restaurante do Vale do Capão. Oferece comida caseira com cardápio variado, com opção vegetariana.
Site: instagram.com/Comidacaseiradonabeli
Contato: (75) 3344-1085
Cantina Sabor da Trilha
Um dos mais antigos restaurantes, fica localizado mais para dentro do vale próximo ao cartório e ao mercado Almeida. Possui cardápio com comida caseira com opção vegetariana.
Site: https://www.instagram.com/sabordatrilha/
Contato: 75 99130-4145
Hospedagem
Pousada e Camping Sempre Viva
Uma das mais antigas do Vale do Capão oferece Chalés e Camping em uma ótima localização próxima a Vila e ao Circo do Capão.
Site: instagram.com/pousada_sempreviva
Contato: (75) 99990-1983
Pousada e Camping Seu Dai
Referência para quem acampa no Capão fica localizado próximo a Vila e ao Circo.
Site – https://www.instagram.com/camping_do_seu_dai/
Contato: (75) 98204-6947
Pousada Vila Flor
Pousada localizada na Vila do Capão e possui um ótimo café da manhã, piscina, rio no fundo da pousada.
Site – https://www.instagram.com/villaflorpousada/
Contato: (75) 99980-1305
Pousada do Capão
Pousada para quem busca conforto e dias em contato com a natureza. Oferece espaço de esporte, restaurante, sauna, rio no fundo da pousada.
Site – https://www.pousadadocapao.com.br/
Fone – (75) 99187-0175 – WhatsApp
Ainda precisa de ajuda?
Envie para o e-mail – contato@colaborativas.net.
Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo do III ENPC
Fediverso (Mastodon)
Telegram
Clique e faça parte! https://t.me/colaborativas