Diálogos Abertos#1: O caso Facebook: por que devo me preocupar ?

O Hackerspace Matehackers, a Casa da Cultura Digital Porto Alegre e o BaixaCultura querem debater publicamente em Porto Alegre uma série de temas ligados à cultura digital, tecnopolítica, direitos digitais, cultura livre, ética hacker e outros do nosso cotidiano digital.

Para começar os Diálogos Abertos, nada mais presente do que o recente caso envolvendo o Facebook, que supostamente vazou dados de cerca de 87 milhões de pessoas para a empresa de marketing político Cambridge Analytica por meio de testes de personalidade. A situação levou o criador da rede social, Mark Zuckerberg, a defender sua empresa no Congresso dos Estados Unidos e despertou um sonoro “eu já sabia” nos meios do ciberativismo de proteção de dados e antivigilante, além de queda do valor das ações da empresa na Bolsa de Valores e alterações na política de proteção de dados da rede social, que vão afetar os mais de 1 bilhão de pessoas com perfis no Facebook.

Desde 2017 sabe-se que a empresa britânica teria usado dados disponíveis no Facebook para traçar perfis psicológicos detalhados de eleitores dos Estados Unidos, na campanha pró-Trump, e no Reino Unido, na campanha pró-Brexit. O que significa essas informações para a democracia? Como lidar com a venda ilegal de dados de nossas ações na rede para grandes empresas, que lucram milhões com isso e assim monitoram todos nossos hábitos de uso na internet? Como o Facebook vai se reerguer diante da enxurrada de críticas que tem levado pela falta de cuidado com o uso comercial dos dados que circulam em sua rede? Quais as consequências da “datatização” da nossa vida para a política e o espalhamento de informações falsas, as chamadas fake news?

Estes e outros temas correlatos serão conversados na quinta-feira 26, às 18h30, no miolo do Vila Flores. A roda de conversa é aberta a todxs que quiserem participar (falar, escutar e/ou só observar) e terá a condução de:

_ Janaina Spode, integrante da CCD POA, produtora cultural e ciberativista nas lutas pelos avanços políticos para reforçar os Direitos Humanos no mundo digital.
_ Fabricio Solagna, Doutorando em sociologia pela UFRGS com pesquisa focada em governança da Internet e Marco Civil na Internet. Já realizou projetos de participação digital no governo do RS e na presidência da República;
_ Leonardo Feltrin Foletto, doutor em comunicação pela UFRGS, integrante do Matehackers, da CCD POA e editor do BaixaCultura.

A conversa marca também o lançamento da Newsletter quinzenal CCD POA + BaixaCultura (inscrição e todas as infos aqui, e da campanha de financiamento contínuo do BaixaCultura no Apoia.se).

Teremos café e chimarrão, mas quem quiser trazer comida e bebida é bem-vindo! Faremos streaming no canal do BaixaCultura também.

Leonardo Foletto

Jornalista, pesquisador e professor. Editor do BaixaCultura e integrante da CCD POA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *